quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Casa Comum: “buscai o bem da cidade” - Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016


Foto: Márcio Melo
Está em processo de preparação Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016. Focada nos problemas do saneamento básico, a campanha terá como tema a Casa Comum (no sentido dooikos) como responsabilidade de todas as pessoas. A iluminação bíblica será extraída da carta de Jeremias ao grupo que se encontrava em experiência de exílio: “buscai o bem da cidade” (Jr 29,17). 
Gervásio Toffoli
Estas e outras definições foram tiradas na Oficina Ampliada sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, coordenada pelo CONIC e realizada em Brasília nos dias 06, 07 e 08 de agosto.
O CEBI, membro fraterno do CONIC e a serviço das igrejas por meio da Leitura Popular da Bíblia, é parceiro na Campanha da Fraternidade Ecumênica. Gervásio Toffoli (foto ao lado), membro do Conselho Fiscal, foi indicado pelo Conselho Nacional para representar o CEBI no processo de preparação. A seguir o seu relato sobre a oficina.
Esta oficina sucedeu um primeiro encontro preparatório no qual a Comissão da Campanha 2016 apontou a questão do Saneamento Básico como um desafio a ser tratado no contexto da vida do povo brasileiro. Outro desafio também definido anteriormente é a parceria da CF 2016 com a Alemanha, numa articulação com a Misereor que organiza a Campanha da Quaresma naquele país. Este encontro de Brasília tinha por meta estabelecer de forma mais definitiva um tema que pudesse contemplar os dois países.
Para os debates, algumas contribuições foram de extrema importância. O Instituto Trata Brasil colaborou com informações estatísticas sobre a situação do saneamento Básico no Brasil. O Pr. Nelson Kilp, parceiro do CEBI em muitos momentos, colaborou com algumas provocações bíblicas. Daniel de Souza da Rede de Juventude (REJU) oportunizou um olhar a partir da experiência de uma Campanha que focou a Juventude e os desafios que se colocam no nosso horizonte especialmente a partir das manifestações de 2013.
No decorrer do encontro estivemos em contato com a Misereor que, através do Skipe, interagiu em vários momentos com o nosso grupo. Foi uma experiência significativa de construirmos um processo de debates “ao vivo”.
Ao final dos trabalhos apontamos para o tema da Casa Comum (no sentido do oikos que também trabalhamos no CEBI) como responsabilidade da gente. O lema de iluminação bíblica ancorou-se na Carta de Jeremias que propõe a busca pelo bem da cidade “buscai o bem da cidade” (Jr 29,17). Como encaminhamentos, foram estabelecidos prazos e indicações para elaboração do material e também a indicação de um fórum com participação das Igrejas membro do Conic, ampliado com outras denominações, grupos, movimentos e entidades que podem ser parceiras neste compromisso com a Campanha de 2016.
O que vivenciamos neste encontro é um pouco do que sempre defendemos e assumimos como postura ecumênica na nossa história de CEBI: primeiro, a certeza de que a vida, nas suas mais variadas dimensões e desafios, é o espaço privilegiado de se construir o ecumenismo. Em segundo lugar, a experiência do construir coletivo, sabendo ouvir e dizer a partir de diferentes olhares e, em terceiro lugar, a mística de que estamos assim contribuindo no processo de construção de um mundo melhor e possível.
Concluímos o encontro resgatando a memória de Ruben Alves e seu entusiasmo pelos Ipês, teimosos em florir quando o verde das folhas ainda não anunciou a primavera.
Gervásio Toffol

Nenhum comentário:

Postar um comentário